Nick Cave, Nick Drake e Nico
Nick Cave responde duas questões, na Edição nº 159 de The Red Hand Files sobre sua relação com Nick Drake e um “causo” sobre um encontro inesperado com Nico
Sempre senti que havia algum tipo de relação entre você e Nick Drake. Caso nunca tenha ouviu falar nele, foi um artista da Inglaterra que escreveu apenas cerca de 60 músicas sobre amor, arrependimento, felicidade e algumas outras emoções que realmente não consigo descrever. Infelizmente, ele sofreu de depressão e morreu de overdose com apenas 4 anos de carreira. Posso estar errado em pensar assim, mas você sente que compartilha mais do que seu primeiro nome com Drake? RAGHAV, NOIDA, INDIA
Você já conheceu algum herói que não o tenha deacapcionadio? PAMELA, LOS ANGELES, EUA
Caros Raghav e Pamela,
Sempre que ouvi a música de Nick Drake ao longo dos anos a apreciei. Mas esse não é o motivo para responder a sua carta, Raghav. Quero lhe contar uma história, uma espécie de “causo” de Nick Drake, e tentar também responder à sua pergunta, Pamela, no processo.
Em algum momento no início dos anos 80, na Portobello Road, em Londres, fui abordado por um homem que queria tirar uma foto minha. Ele disse que eu parecia “interessante”. Me deu seu endereço e me disse para ir ao seu apartamento no dia seguinte. Isso foi antes de eu desenvolver uma aversão aguda por me deixar ser fotografado e era o suficientemente burro para achar que ir ao apartamento de um estranho que desejava me fotografar tinha a possibilidade de ser uma boa ideia. De qualquer forma, no dia seguinte fui à sua casa, em algum lugar de Ladbroke Grove.
Dentro do apartamento, o fotógrafo me disse que precisava montar sua câmera e me pediu para sentar e esperar em um pequeno sofá no meio de sua sala bastante escura. Lembro que havia uma atmosfera inquietante na sala, pesada e estranha, mas me sentei mesmo assim.
Depois de um tempo, senti uma presença atrás de mim, quando alguém entrou na sala, caminhou lentamente ao redor do sofá e então com muito cuidado sentou-se ao meu lado. Levei um momento para perceber que essa pessoa, essa mulher, era a cantora Nico. Chamada agora apenas Pamela, na minha época de juventude, Nico, que tinha cantado com o Velvet Underground e feito alguns álbuns solo clássicos, era, em alguma medida, uma heroína para mim, e estava ali, ao meu lado, sentada bem quieta, calçando botas verdes de cano alto. Ela ficou muito tempo sem falar. Então, virou-se lentamente para mim e disse, muito deliberadamente, em seu forte sotaque alemão:
— “Conheci um menino que muito parecido com você.”
Eu disse: “Ah, é?”
Ela disse: “Era um cantor e seu nome era Nick”.
E eu disse: “Bem, isso é estranho, porque sou um cantor e meu nome é Nick”.
E ela disse, bem devagar: “Eu sei”.
Então ela não disse nada por um tempo e minha mente correu por todo canto, e fiquei pensando: “Porra, estou sentado ao lado de Nico! Porra, estou sentado ao lado de Nico!”
Por fim, ela disse: “Ele morreu”.
Então eu disse: “Oh, você quer dizer Nick Drake?”
E ela disse: “Morto por suas próprias mãos.”
E eu disse: “Bem, é aí que divergimos.”
Ela virou-se para mim e depois de muito tempo disse: “Sério? Isto é o que você pensa.”
Então ela se levantou e em câmera lenta saiu da sala.
E eu fiquei pensando: “Que porra é essa?”
Enfim, o estilo do fotógrafo de tirar fotos era fazer você se olhar no espelho, no caso, o espelho do banheiro, e ele fotografava o seu reflexo. Enquanto eu arrumava meu rosto, ali no espelho, do final do corredor atrás de mim, Nico despontou, como uma aparição, silenciosamente parada, olhando pelo espelho. O fotógrafo tirou a foto e eu disse: “Eu quero essa”.
Infelizmente, não consigo me lembrar o que aconteceu com as fotos. Nem estou certo que já as tenha visto alguma vez. Mas, sentado aqui agora e relembrando, com certeza adoraria ver aquela fotografia.
Então, esse foi o dia em que Nico, que cantou a famosa “I’ll be Your Mirror”, tornou-se “meu espelho”; o dia em que ela calçou botas de borracha verde e moveu-se bem lentamente; o dia em que profetizou equivocadamente minha autodestruição, e o dia em que ela não me decepcionou de forma alguma. Eu envio a versão mais plena do meu amor para ela, onde quer que ela esteja, e para Nick Drake também, todo o meu amor.
Com amor ,
Nick