A utilidade do sofrimento
Nick Cave responde a questão 147 de The Red Hand Files
(tradução: Sérgio de Souza)
Minha pergunta é sobre como você percebe a utilidade do sofrimento. Qual é o valor do sofrimento para nós como indivíduos e como espécie, à medida em que vivemos carregando o sofrimento, como um peso entorpecente e esmagador da alma?
PETER, HANOVER, CANADÁ
Querido Pedro,
O que fazemos com o sofrimento? Até onde posso ver, temos duas opções — transformamos nosso sofrimento em outra coisa ou nos apegamos a ele e acabamos por passá-lo adiante.
Para transformar nossa dor, devemos reconhecer que todas as pessoas sofrem. Ao compreender que o sofrimento é a força unificadora universal, podemos ver as pessoas com mais compaixão, e isso de nos ajuda de alguma forma a perdoar o mundo e a nós mesmos. Agindo com compaixão, reduzimos a rede sofrimento do mundo e, com ousadia, o reabilitamos. É um ato quase alquímico que transforma a dor em beleza. Isso é bom. Isso é lindo. Não transformar assim nosso sofrimento e, em vez disso, transmitir nossa dor aos outros, em forma de abuso, tortura, ódio, misantropia, cinismo, culpa e vitimização, agrava o sofrimento do mundo. A maioria dos pecados é simplesmente o sofrimento de uma pessoa passado para outra. Isto não é bom. E não é bonito. A utilidade do sofrimento, então, é a oportunidade que ele nos dá de nos tornarmos seres humanos melhores. É o motor de nossa redenção.
Com amor,
Nick