48 anos de “Wish You were Here”
Um faixa a faixa rapidinho e despretensioso
“Shine On You Crazy Diamond(Par tes I — V)” tem a maravilhosa tecladeira de Rick Wright, mais um solo — tão suave quanto devastador — de Gilmour e a melodia emocionante em homenagem ao “crazy diamond”.
“Welcome to the Machine”, tem uma interpretação angustiante (e acachapante) de Waters, mais um show de Wright nos sintetizadores e belíssimos violões de 12 de Gilmour. A letra fala do quanto a “máquina” da indústria cultural contribuiu para o colapso mental de Syd Barret.
“Have a cigar” é outra paulada na ganância da indústria musical. O vocal de Roy Harper é um dos destaques. Mas tem a base “groovada” da guitarra de Gilmour, mais um bom solo de guitarra e um riff marcante do sintetizador de Wright. Ah, e Nick Mason é um batera corretíssimo.
Sobre “Wish You Were Here” não é preciso dizer muito mais coisas (você já sabe tudo) só que a estrofe a seguir contém alguns dos versos mais bonitos da história da música pop:
How I wish, how I wish you were here
We’re just two lost souls
Swimming in a fish bowl
Year after year
Running over the same old ground
What have we found?
The same old fears
Wish you were here
(Roger Waters é gênio, tá?)
“Shine On You Crazy Diamond (Partes VI — IX)” é a segunda parte da suíte, com mais espaço para fazer brilhar os músicos esplendorosos que são David Gilmour e Rick Wright.
Ouça e brinde a esse “coroa” quase cinquentenário.